Caro psicopedagogo, estimado professor,
Você consegue identificar sinais, especialmente precoces, de dislexia?
Você consegue perceber as diferenças entre dificuldades de leitura, escrita e ortografia e a dislexia?
Ou, pelo menos, sabe como trabalhar de forma assertiva com alunos disléxicos?
Se essas perguntas te deixam em dúvida ou te fazem refletir sobre sua prática educacional, saiba que você não está sozinho.
Muitos profissionais da área enfrentam desafios semelhantes e buscam soluções eficazes para melhor apoiar seus alunos.
Se este é o seu caso e te agrada a ideia de ter informações objetivas, claras e práticas para reconhecer e entender sintomas relacionados à dislexia…
Além de aprender estratégias e orientações para apoiar alunos com dislexia…
Mesmo que você não tenha muito conhecimento sobre o assunto ou experiência com transtornos de aprendizagem, então…
Preste muita atenção no que vou explicar agora.
Em 2016, estimava-se que 700 milhões de pessoas no mundo tinham dislexia.
Atualmente, esse número é de cerca de 780 milhões, o que representa um crescimento de aproximadamente 11,4% ao longo dos últimos anos.
Isso demonstra que saber reconhecer, lidar e ensinar alunos com tal transtorno não é mais uma opção, é uma necessidade!
Praticamente todo psicopedagogo e professor do Fundamental 1 e 2 precisará trabalhar com alunos disléxicos em algum momento de sua carreira.
O problema disso é que, infelizmente, ainda são poucos os capacitados para tal demanda.
Sem o conhecimento adequado, esses profissionais podem enfrentar desafios significativos para oferecer o suporte necessário, o que pode resultar em um ambiente de aprendizagem menos inclusivo e eficaz.
Consequência?
Um provável declínio no desempenho acadêmico, além de um agravamento da frustração e baixa autoestima.
Além disso, a falta de estratégias adequadas pode impactar negativamente a dinâmica da sala de aula e a qualidade geral do ensino.
Isso torna mais difícil a adaptação das práticas pedagógicas para atender às necessidades de todos os alunos, comprometendo, assim, o ensino como um todo.
“E o que eu preciso fazer para evitar essas consequências?”
Bom! A primeira, e talvez a mais valiosa orientação que passo para qualquer colega de profissão é:
Parece meio estranho isso, mas tem fundamento.
Uma das coisas que muda o jogo na hora de lidar com alunos com dislexia é ter a compreensão do funcionamento de seu cérebro.
Isso porque a dislexia não é uma questão de falta de inteligência ou de esforço, mas sim uma alteração neurológica que afeta a forma como o cérebro processa a linguagem.
Conhecer essa particularidade nos permite adaptar nossas abordagens de ensino, facilitando a criação de estratégias que respeitem o ritmo e as necessidades desses alunos.
Além disso, outro conhecimento necessário para qualquer psicopedagogo e professor de alunos com dislexia é aprender a identificar seus pontos fortes e fracos.
Alunos com dislexia frequentemente enfrentam pontos fracos em áreas como leitura, fluência, escrita e ortografia.
No entanto, esses mesmos alunos também possuem pontos fortes que muitas vezes passam despercebidos.
Eles podem ser altamente criativos, com excelente pensamento crítico e habilidades em resolução de problemas.
Saber reconhecer e apoiar tanto as dificuldades quanto as habilidades nos possibilita criar um ambiente de aprendizagem onde o aluno consiga desenvolver ao máximo seu potencial.
De forma resumida, para que o psicopedagogo/professor consiga ajudar seus alunos a contornar problemas e aproveitar ao máximo seus talentos…
É preciso seguir três pilares:
Saber trabalhar com esses pilares não é apenas uma questão de melhorar o desempenho acadêmico dos alunos com dislexia, mas também criar um ambiente onde cada aluno possa alcançar seu potencial máximo e sentir-se valorizado.
Cada vez mais esse conhecimento torna-se imprescindível, pois a tendência é que o número de crianças com diagnósticos de dislexia cresça consideravelmente.
E como ainda são poucos os psicopedagogos/professores que sabem lidar com tal demanda de forma prática e assertiva, surgiu o Programa Dislexia na Prática!!!
Este é um programa especialmente desenvolvido para psicopedagogos e professores do Ensino Fundamental 1 e 2, independentemente da experiência prévia com dislexia.
Seu objetivo é ser claro e prático, atendendo à realidade corrida desses profissionais.
Além disso, seu conteúdo traz informações atualizadas e embasadas nas mais recentes pesquisas e práticas educacionais.
Em resumo, este é um programa pensado para tornar o trabalho desses profissionais mais eficiente e satisfatório, garantindo que as melhores práticas estejam sempre à disposição.
Meu nome é Valéria Gomes, sou especialista em psicopedagogia com aprofundamento em neurociências e tenho mais de 12 anos de experiência na área da educação. Minha especialidade transita em desenvolvimento, cérebro e aprendizagem.
Gosto de atuar diretamente no que diz respeito aos transtornos de aprendizagem, sob uma ótica atualizada, responsável e com orientação.
Vejo meus pacientes e alunos como uma missão, e estou comprometida em fazer a diferença na vida deles, compartilhando conhecimento e informação.
Neste bônus, você vai desvendar todo o processo que capacita psicopedagogos e professores a identificar os primeiros sinais da dislexia e a atuar de forma assertiva e eficaz. Imagine ter em suas mãos o conhecimento para transformar a vida dos seus alunos, ajudando-os a superar desafios desde cedo.
Valor: R$ 97,00 – Hoje: R$ 0,00
Este guia é um material composto por dicas rápidas e práticas para ajudar professores e psicopedagogos a identificar e atuar frente aos desafios relacionados ao Transtorno de Leitura, indicando pontos fortes e fracos de alunos com dislexia e orientando sobre como proceder em situações específicas, como ao passar atividades para casa ou ao abordar o conteúdo.
As estratégias contidas neste guia ajudarão a melhorar sua prática em sala, até mesmo com alunos sem dislexia. Você sentirá orgulho das melhorias que conseguirá promover ao combinar teoria e prática.
Valor: R$ 97,00 – Hoje: R$ 0,00
Nas versões azul e rosa (em PDF), essa régua é, sem dúvida, um recurso indispensável para professores e psicopedagogos. Essa ferramenta valiosa apoia alunos com dislexia, auxiliando na leitura ao reduzir distrações e permitindo que o aluno se concentre na palavra que está lendo, o que potencializa e acelera o processo de alfabetização.
Neste bônus, você terá a oportunidade de obter um certificado de 60 horas, validando todo o conhecimento e habilidades adquiridas ao longo do programa. Além disso, esse certificado demonstra que você está sempre em busca de inovações e melhorias como profissional, para oferecer o melhor suporte e ensino aos seus alunos.
Por Apenas R$ 97,00
Acesso ao que existe de mais recente sobre abordagens e ensino relacionados à dislexia em alunos de 7 à 15 anos de idade.
Conteúdo abordado de forma didática e prática, para que você não perca tempo com muitas informações teóricas.
Garantia INCONDICIONAL de 7 dias. Se por algum motivo você achar que seu investimento não valeu à pena, devolvemos seu dinheiro totalmente.
Por Apenas R$ 97,00
Copyright 2024 – Direitos Reservados / Criado e Mantido por VALÉRIA GOMES RAMOS
VG Recursos Psicopedagógicos LTDA
CNPJ 42.339.618/0001-20.
Termos de uso | Política de privacidade
Todos os direitos reservados.